Assim será este SUV Eletre, que será montado na China, agora com o esboço do projeto Lotus Eletre. Vamos todos ser honestos e admitir que poucos pensariam que estaríamos a falar casualmente sobre um sedã elétrico da Lotus na sequência de um SUV também sem motor de combustão.
Alguns de nós tinham a impressão de que o pessoal de Norfolk apenas seguiriam com a venda do Elise/Exige e o Evora para sempre, enfeitando-os através de inúmeras edições especiais. No entanto, tudo mudou quando Geely comprou a empresa, colocando-a sob o mesmo guarda-chuva corporativo da Volvo.

Estamos em 2022 e o Eletre está oficialmente lançado, e com um sedã elétrico no próximo ano. De facto, o Porsche Taycan, o concorrente atualmente conhecido pelo codinome “Type 133” deve chegar em 2023 como o segundo modelo fabricado na China depois do SUV.
A revista britânica Autocar obteve detalhes preliminares sobre o sedã, que eles dizem não se parecer com o Eletre sem as suas palafitas. Acredita-se que o design do sedã está prestes a ser finalizado, e a Lotus aponta que será mais do que apenas um ´rebaixamento´ no Eletre. De acordo com Peter Horbury, vice-presidente sênior de design, “todos os membros de uma família podem ter o seu próprio caráter”. Dito isto, a empresa precisa ter um design coeso, por isso “tem que haver alguma continuidade e identidade familiar” já que “as famílias não são compostas inteiramente de trigêmeos ou quadrigêmeos”.

Veremos um design exterior aerodinâmico e uma cabine minimalista de alta tecnologia para o que será a resposta da Lotus ao Taycan GTS. Considerando que o Eletre tem motores duplos com 592 cavalos de potência combinados, o sedã deve ter a mesma força que o SUV e que o sedã de Zuffenhausen. No entanto, a Lotus já disse que haverá versões mais poderosas, no caso, o Type 133 poderá eventualmente duelar o Turbo e/ou Turbo S.Segundo o diretor-gerente da empresa, Matt Windle, o SUV na especificação de lançamento com 592 cv é “onde estamos a começar – há mais por vir.”

Na verdade, já existem rumores de um Eletre tri-motor com uns colossais 900 cv, que ainda seria menor do que os modelos Tesla Model S Plaid e Lucid Air Dream Edition Performance.
A expansão da Lotus continuará em 2024 com o Type 134 como um crossover elétrico menor construído em Wuhan para combater o Porsche Macan de última geração, apenas no que respeita a veículos elétricos. Em 2026, o resultado de uma cooperação com a Alpine materializar-se-á num carro desportivo elétrico para ser construído em casa em Hethel. O braço de desempenho da Renault terá a sua própria variante para substituir o cupê A110 de motor central.
Fonte: Motor1