Anúncios que envolvem utilizadores com inteligência artificial é uma tendência que ainda não foi totalmente explorada por várias razões. Não é fácil projetar um algoritmo que possa prever os gostos e preferências dos consumidores, mas é uma meta importante para grandes empresas como a Google, Amazon e Facebook, que apostam em publicidade direcionada para aumentar a sua receita. O software de inteligência artificial pode aprender com a experiência, e alterar o seu comportamento de acordo com o objetivo de aumentar as hipóteses de sucesso. Ainda assim, e mesmo com estes objetivos, uma IA independente seria um ameaça real à existência da humanidade e, portanto, deve ser banida.

O uso de inteligência artificial (IA) no marketing está a ser adotado pelas empresas como forma de melhorar a maneira como as marcas interagem com as pessoas. A AI tem visto alguns avanços significativos nos últimos anos e pode ser usado numa variedade de áreas, desde o atendimento ao cliente até personalização, recomendações e análise de comportamento. Os benefícios para as empresas são óbvios e substanciais: melhores relacionamentos com os consumidores, maior percepção do comportamento do consumidor e marketing aprimorado com retorno do investimento (ROI).
A inteligência artificial está a ser aplicada ao marketing de várias maneiras diferentes:
Personalização – ao usar a IA para adaptar a comunicação com os consumidores com base em histórico de interações anteriores. Por exemplo, se um consumidor comprou um produto específico e gostou, ele pode ser recomendado com produtos semelhantes dentro dessa experiência de marca;
Recomendações – sugerir outros produtos ou serviços relevantes com base numa análise do que funcionou melhor para outros clientes;
Análise de sentimento – usando linguística computacional para determinar se alguém tem probabilidade de falar positiva ou negativamente sobre uma marca, produto ou serviço. Isso pode ser usado antes e depois o evento para medir a eficácia da atividade de marketing;